Autoras: Cleidimar, Nilda, Iliana
Nome: Um passeio virtual pelo universo
Duração: 09 aulas
Eixo temático: Ciências – Sistema Solar
Interdisciplinaridade: Português; Matemática; Arte
Justificativa:
Estudar o sistema Solar desperta curiosidade e as crianças, assim como os cientistas, busca descobrir e saciar suas curiosidades. Nesta fase inicial da escolarização é importante que as crianças descubram os mistérios e belezas existentes no universo, e tenham a dimensão sobre a amplitude e magnitude do mesmo.
Público alvo: Crianças de 07 anos – 2º ano do Ensino Fundamental.
Objetivos:
Identificar características dos planetas;
Saber a quantidade dos planetas do Sistema Solar;
Utilizar procedimento de pesquisa lendo imagens dos planetas a partir da internet;
Compreender um pouco mais sobre a grandiosidade do Universo através de imagens no youtube;
Apreciar imagens do universo, seus planetas, estrelas e astros para a compreensão do espaço que habitamos e do que existe no Universo que o homem já descobriu;
Localizar o planeta terra no universo (nas imagens) bem como o que há ao seu redor;
Observar separadamente a imagem de cada planeta, descobrindo o nome de cada um;
Desenvolver a habilidade de observar e comparar.
Conteúdos:
Quantidade dos planetas do Sistema Solar;
Componentes do Sistema Solar;
Função da Lua e do Sol para o planeta Terra;
Reconhecendo a terra e sua localização no Sistema Solar, através das imagens;
Identificando o maior e o menor planeta no Sistema Solar;
Nomeando os planetas;
Conhecendo algumas características dos planetas;
Pesquisando a idade do planeta terra.
Etapas prováveis
1ª Etapa
Sondagem dos conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema;
Registro dos conhecimentos já existentes para posterior comparação (final do projeto), - poderá ser escrito pelos alunos, falado pelos alunos e escrito pelo professor, ou ilustrado pelos alunos. No final do projeto será retomado para modificar, acrescentar ou refazer, apropriando-se dos conhecimentos adquiridos no decorrer do desenvolvimento do projeto.
2ª Etapa
Perguntar por que só conseguimos ver bem as estrelas à noite? O que acontece com elas durante o dia? (Informar às crianças que as estrelas estão presentes dia e noite, mas só podemos vê-las melhor a noite, por causa da luz do sol que ofusca as estrelas durante o dia).
Qual a maior estrela do Sistema Solar? (O Sol tem luz própria e ilumina a terra durante todo o dia)
Já ouviram falar em movimento de rotação? O que é isso? (duas crianças uma será o sol e a outra a terra que gira em torno do sol e outra que será a lua e gira em torno da terra)
3ª Etapa
Levá-los ao laboratório de informática da escola para no youtube observarmos imagens do Sistema Solar: organização; ordem dos planetas; quantidade de planetas; características dos planetas: cores, tamanho, formas; contagem dos planetas; posição do sol em relação a terra; leitura do nome dos planetas; pesquisa da idade, aproximada, da terra.
4ª Etapa
Construção de um planetário (um fundo arredondado preto com estrelas em tamanho pequeno e bolar de isopor de tamanhos diferentes para os planetas)
Coleta de materiais como revistas, livros, jornais que falam sobre o tema para ser lido e apreciado em sala de aula (exposição desse material).
5ª Etapa
Realizar um mural de notícias sobre o assunto, com recortes, escritas e ilustrações dos alunos.
Hora da notícia: apresentação de notícias recentes sobre o universo ( as crianças serão os apresentadores) – notícia da NASA. (Preparar o cenário).
6ª Etapa
Confecção de um jornal (papel) com escrita e ilustrações das crianças sobre o tema.
7ª Etapa
Produto final: Exposição, na escola, dos trabalhos realizados durante o projeto.
Avaliação:
Observar durante as aulas a participação e o desempenho dos alunos na realização das tarefas individuais e em grupo.
Bibliografia
HTTP://revistaescola.abril.com.br
sexta-feira, 22 de outubro de 2010
Assinar:
Postagens (Atom)